Essa tal de Rita Enrow
A estreia de Rita Lee nas trilhas sonoras da TV Globo aconteceu em 1970 com a canção “Sucesso aqui vou eu”, na novela “A Próxima Atração” (Walther Negrão, 19h). Em 1978, com canção “Eu e Meu Gato”, virou tema de abertura da novela “O Pulo do Gato”(Bráulio Pedroso), tendo Jardel Filho na direção e supervisão de Walter Avancini para o horário das 22h. A trama era uma divertida comédia que satirizava a alta sociedade brasileira a partir de Bubi Mariano, personagem vivido por Jorge Dória, um milionário falido que mantinha as aparências a partir da venda – em segredo – de sua pinacoteca. Em substituição aos quadros, o pintor Caxuxo (Milton Gonçalves) reproduzia réplicas dos originais que enfeitavam sua casa.
Em 1980 foi a vez de “Chega Mais”, canção homônima ao título da novela de Carlos Eduardo Novaes. A trama contava a história do casal Gelly (Sônia Braga) e Tom (Tony Ramos) que apesar de se gostarem viviam em pé de guerra. No dia de seu casamento, Tom forja seu próprio sequestro com a intenção de receber o dinheiro do resgate que seria pago pela família da noiva, porém descobre que os pais de sua futura mulher estão falidos. “Chega Mais” foi o primeiro texto do dramaturgo Carlos Eduardo Novaes para a televisão e também o último trabalho de Sônia Braga antes de se mudar para os Estados Unidos. Devido ao humor ácido, a obra chegou a ser considerada uma antinovela, já que fugia dos padrões das histórias apresentadas para o horário das 19h.
“Baila Comigo” foi o convite feito por Rita Lee ao telespectador em 1981. Sua canção ganhou uma versão instrumental para o balé performático da abertura da novela de Manoel Carlos para as 20h.
“No escurinho do cinema, chupando drops de anis. Longe de qualquer problema, perto de um final feliz…”. Quem é que nunca cantou “Flagra”? A canção de Rita foi o tema de abertura de “Final Feliz” (Ivani Ribeiro, 1983), única novela inédita da autora na TV Globo que teve a direção de Paulo Ubiratan, Wolf Maya e Mário Márcio Bandarra. A abertura por si só é uma obra a parte: um verdadeiro videoclipe da música e se passa numa sessão de cinema em que são projetadas cenas dos beijos de filmes emblemáticos tais como “A Um Passo da Eternidade” (1953); “Casablanca” (1942), “Sheik” (1921), entre outros e quando se acendem as luzes, todos os ícones da tela grande Hollywood mostrados nas cenas estão sentados nas poltronas e “trocando beijinhos” no escurinho do cinema.
Em 1987 entrava no ar às 19h mais uma comédia de Sílvio de Abreu, “Sassaricando”, direção de Cécil Thiré e Miguel Falabella, que tinha a grande tarefa de substituir o sucesso “Brega & Chique” (Cassiano Gabus Mendes). A trama que contava a história de um rico sessentão Aparício Varela (Paulo Autran) que ao ficar viúvo passou a desfrutar mais da vida, chegando a namorar três amigas ao mesmo tempo. Rita emprestou sua voz a Sassaricando, uma marchinha de carnaval de Luiz Antônio, Zé Mário e Oldemar Magalhães leve, divertida e bem no clima da novela. A abertura era sensacional e mostrava homens e mulheres, por debaixo dos panos e de lençóis, todos desfrutando a vida… Sassaricando! A marchinha teve uma pequena alteração na letra. O original fala que “sentaram na porta da Colombo” em alusão aos foliões dos carnavais do Centro do Rio de Janeiro que se amontoavam nos arredores da Confeitaria Colombo, lugar frequentado por figurões e pela aristocracia de nariz em pé do início do século, na versão de Rita Lee eles “sentaram no ovo do Colombo”, não tinha o mesmo sentido, mas a divertida voz da cantora garantiu o tema.
Em 1990 foi a vez de “La Miranda” ser tema de abertura de “Lua Cheia de Amor”, novela de Ana Maria Moretzsohn, Ricardo Linhares e Maria Carmem Barbosa para as 19h. A produção era livremente inspirada na peça Dona Xepa (1977) de Pedro Bloch. Ao invés de feirante, Dona Genu (Marília Pera), a protagonista da trama é uma vendedora ambulante, sem instrução que trabalha para sustentar seus filhos Rodrigo (Roberto Bataglin) e Mercedes (Isabela Garcia). A abertura traz uma mulher vestida à la Carmen Miranda, dançando ao entre relógios, cabides e ao final ao invés de frutas levava sob sua cabeças panelas.
“Vítima da sua janela indiscreta” e na sequencia um barulho de tiro e uma vidraça quebrando: era assim o final da abertura de “A Próxima Vítima” (Sílvio de Abreu, 1995), thriller policial para às 20h. A história que está de volta ao ar pelo Canal Viva já dava ares de suspense logo na abertura quando o elenco da novela, misturados aos transeuntes de São Paulo, morriam um a um sob a mira de um atirador. Rita dava voz à canção “Vítima”. A composição lançada no álbum “Rita e Roberto” de 1985 parece ter inspirado o Opala preto do assassino da novela. O clipe da música, dirigido por Jorge Fernando, também responsável pela novela, começava com uma Rita desesperada saindo de um carrão preto e fugindo de um suposto assassino. Veja aqui.
Em “Zazá”, história de Lauro César Muniz que contava a história de Para contar a história de Marisa Dumont (Fernanda Montenegro) uma excêntrica milionária, filha de Santos Doumont e mãe de sete filhos cujos nomes formam a escala musical (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si), Rita Lee foi chamada para compor e dar voz à “Dona Doida” canção tema da abertura da novela cuja letra que fazia referência ao número sete, às azas do avião e a vida divertida da protagonista. O refrão “Cadê Zazá, Zazá, Zazá?” virou mania em 1997. A música fazia alusão a uma peça que Fernanda Montenegro protagonizara em 1987 com textos de Adélia Prado chamada “Dona Doida”. Era uma homenagem que calhou para a novela e que acabou ganhando o gancho incidental “Cadê Zazá”. Na época a cantora chegou a declarar que não aguentava mais ouvir a própria voz cantando aquela música na TV.
Ti-ti-ti: a letra composta por Rita Lee e Roberto de Carvalho e interpretada pelo grupo Metrô virou sucesso em 1985 quando passou a ser tema de abertura da novela “TI-TI-TI” (Cassiano Gabus Mendes). A canção se tornou tão emblemática quanto a abertura da novela em que tesouras, lapiseiras, fitas métricas ganhavam vida e se enfrentavam, dando o clima de disputa da trama vivida entre Jacques Leclair (Reginaldo Faria/Alexandre Broges) e Victor Valentim (Luis Gustavo/Murilo Benício), tanto que houve a decisão de repeti-las no remake de 2010 escrito por Maria Adelaide Amaral, só que desta vez na voz de Rita e com os recursos da computação gráfica. Uma curiosidade foi a alteração do verso original de “Se pintar um negócio na esquina, corre e vê se eu to lá na China” para “Se pintar um negócio na China, corre e vê se eu to lá na esquina”.
Mesmo não sendo parte de trilha sonora de novelas, cabe aqui o registro da canção “Cor de Rosa Choque” que fez parte da abertura do TV Mulher, programa voltado ao público feminino, produzido pela TV Globo e exibido entre 1980 e 1986. Na abertura, os bastidores de uma emissora de televisão em que todos seus empregados eram mulheres. Sensacional! Dá uma olhada aqui.
Rita Lee foi sem dúvida nenhuma a cantora e compositora que mais fez parte das trilhas sonoras das novelas. Seja em sua voz ou na de outros intérpretes, emprestou seu estilo único nas letras e canções. Abaixo, segue um levantamento das músicas na voz de Rita Lee que marcaram presença nos LP; K7 e CD das nossas telenovelas, não precisa nem dizer que “Erva Venenosa” é a campeã.
ANO
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NOVELA
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CANÇÃO
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1970 | A PRÓXIMA ATRAÇÃO | SUCESSO AQUI VOU EU |
1975 | O GRITO | E LÁ VOU EU |
1975 | BRAVO | ESSE TAL DE ROQUE ENROW |
1975 | BRAVO | AGORA SÓ FALTA VOCÊ |
1976 | O CASARÃO | COISAS DA VIDA |
1977 | O ASTRO | AMBIÇÃO |
1977 | LOCOMOTIVAS | LOCOMOTIVAS |
1978 | O PULO DO GATO | EU E MEU GATO |
1978 | TE CONTEI? | TE CONTEI? |
1978 | DANCY’N DAYS | AGORA É MODA |
1980 | CHEGA MAIS | CHEGA MAIS |
1981 | BAILA COMIGO | BAILA COMIGO |
1982 | FINAL FELIZ | FLAGRA |
1983 | SÉTIMO SENTIDO | ATLÂNTIDA |
1983 | LOUCO AMOR | SÓ DE VOCÊ |
1983 | CHAMPAGNE | RAIXO X |
1984 | PARTIDO ALTO | BOBOS DA CORTE |
1987 | SASSARICANDO | SASSARICANDO |
1987 | BREGA E CHIQUE | PEGA RAPAZ |
1989 | TOP MODEL | INDEPENDÊNCIA E VIDA |
1990 | LUA CHEIA DE AMOR | LA MIRANDA |
1993 | FERA FERIDA | MON AMOUR |
1995 | A PRÓXIMA VÍTIMA | VÍTIMA |
1997 | ZAZÁ | DONA DOIDA |
1998 | CORPO DOURADO | O QUE VOCÊ QUER |
1998 | PECADO CAPITAL | O GOSTO DO AZEDO |
2001 | UM ANJO CAIU DO CÉU | ERVA VENENOSA |
2002 | AS FILHAS DA MÃE | PRA VOCÊ EU DIGO SIM |
2002 | DESEJOS DE MULHER | MINHA VIDA (IN MY LIFE) |
2003 | AGORA É QUE SÃO ELAS | AQUI, ALI, EM QUALQUER LUGAR |
2004 | SENHORA DO DESTINO | TUDO VIRA BOSTA |
2004 | CELEBRIDADE | AMOR E SEXO |
2004 | COBRAS E LAGARTOS | ERVA VENENOSA |
2009 | CARAS & BOCAS | CECY BOM |
2010 | ESCRITO NAS ESTRELAS | ERVA VENENOSA |
2010 | TI-TI-TI | TI-TI-TI |
2012 | AVENIDA BRASIL | REZA |
2013 | MALHAÇÃO | ERVA VENENOSA |
Fernando Dibb
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